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domingo, 12 de junho de 2011

PENTECOSTES

O que significa Pentecostes?


É uma palavra que vem do grego e significa "qüinquagésimo". É o 50° dia depois da Páscoa. É a solenidade da vinda do Espírito Santo.
Junto com Natal e Páscoa, forma o tripé mais importante do Ano
Litúrgico. Esse detalhe ajuda a compreender por que Pentecostes pertence
ao Ciclo da Páscoa.


Qual é a cor litúrgica de Pentecostes e seu significado?
O vermelho domina essa solenidade, associado ao fogo, símbolo do amor. 0 Espírito Santo é chamado de "Espírito do amor".


Como surgiu a festa de Pentecostes?
Antes
de ser uma festa dos cristãos, Pentecostes foi festa dos judeus, e sua
origem se perde nas sombras do passado. Antes de se chamar assim, tinha
outros nomes, e era uma festa agrícola. Em Êxodo 23,14-17 é chamada de
festa da Colheita, a festa dos primeiros feixes de trigo colhidos. Em
Êxodo 34,22 é chamada de festa das Semanas. Por que "festa das semanas"?
A explicação é dada pelo Levítico (23,15-21): calculavam-se 7 semanas a
partir do inicio da colheita do trigo. 7 semanas = 49 dias.
Com
o tempo, ela perdeu sua ligação com a vida dos agricultores, recebeu o
nome grego de Pentecostes e se tomou festa cívico-religiosa. No tempo de
Jesus, celebrada 50 dias apos a Páscoa, ela recordava a dia em que no
Monte Sinai, Deus entregou as tábuas da Lei a Moises. Os Atos dos
Apóstolos fazem coincidir a vinda do Espírito Santo com a festa judaica de Pentecostes.


Quem recebeu o Espírito Santo no dia de Pentecostes?


O
episodio de Pentecostes é narrado por Lucas em Atos 2,1-11. Sem muita
reflexão, seriamos tentados a responder que apenas os Doze apóstolos é
que receberam o Espírito Santo. Mas lendo com atenção o contexto desse acontecimento poderemos ter surpresas.

De
fato, Lucas disse, antes que viesse o Espírito: "Os apóstolos voltaram
para Jerusalém, pois se encontravam no chamado monte das Oliveiras, não
muito longe de Jerusalém: uma caminhada de sábado. Entraram na cidade e
subiram para a sala de cima, onde costumavam hospedar-se. Ai estavam
Pedro e João, Tiago e Andre, Filipe e Tome, Bartolomeu e Mateus, Tiago,
filho de Alfeu, Simão Zelote e Judas, filho de Tiago. Todos eles tinham
os mesmos sentimentos e eram assíduos na oração, junto com algumas
mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus, e com as
irmãos de Jesus. Nesses dias, ai estava reunido um grupo de mais ou
menos cento e vinte pessoas" (Atos 1,12-15a). No dia de Pentecostes, já
com Matias substituindo o traidor Judas, Lucas afirma que "todos eles
estavam reunidos no mesmo lugar" (2,1). Na fala depois de terem recebido
o Espírito Santo, Pedro cita a profeta Joel, que previa a efusão do
Espírito sobre todas as pessoas: "Nos últimos dias, diz o Senhor, eu
derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas. Os filhos e filhas de
vocês vão profetizar, os jovens terão visões e os anciãos terão sonhos.
E, naqueles dias, derramarei o meu Espírito também sobre meus servos e
servas, e eles profetizarão" (2,17-18; veja Joel 3,1-5). Não se pode,
portanto, afirmar que somente os Doze ap6stolos e que receberam o
Espírito.
0 fenômeno de falar em línguas surgiu em Pentecostes?
O
dom de falar línguas estranhas era um fenômeno restrito praticamente às
comunidades cristãs de Corinto. Esse dom tem pouco a ver com a
Pentecostes de Atos 2,1-11. Lá em Corinto, as pessoas rezavam a Deus em
línguas estranhas,


todas juntas, sem que
alguém compreendesse coisa alguma. Paulo põe ordem nessa "babel",
mandando que orem um por vez, com interprete (1 Coríntios 12-14).


Em Atos as coisas são bem diferentes: "Todos ficaram repletos do Espírito Santo,
e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes
concedia que falassem. Acontece que em Jerusalém moravam judeus devotos
de todas as nacões do mundo. Quando ouviram barulho, todos
se reuniram e ficaram confusos, pois cada um ouvia, na sua própria
língua, os discípulos falarem. Espantados e surpresos, diziam: 'Esses
homens que estão falando, não são todos galileus? Como é que cada um

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