Radio Asfa e America -Canção nova

Rádio America Canção nova
Live streaming video by Ustream WEB RÁDIO ASFA

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

É preciso saber esperar...


A Quaresma chega nesta quarta feira que chamamos “de cinzas”... Mas o que é a quarta feira de cinzas?
É na quarta-feira de cinzas que começa a quaresma. Passam-se quarenta dias antes da Sexta-feira Santa. O nome “oficial” da quarta feira de cinzas é “ O Dia das cinzas”. O motivo pelo qual este dia ficou conhecido como quarta-feira de cinzas é que são 40 dias antes da Sexta-feira Santa, e o primeiro dia é sempre uma quarta-feira. A Bíblia não menciona a quarta-feira de cinzas, mas a Igreja Católica Apostólica e Romana vem nos alertar, pelas cinzas recebidas em forma de cruz na testa, que temos que nos preparar para o tempo que se aproxima... Um tempo de conversão e alerta.
Após ter acontecido a festa da carne (CARNAVAL= CARNE VALE=ADEUS À CARNE), que na antiguidade era como um grande churrasco que acontecia num final de semana onde se comia carne com desespero e gula, pois durante quarenta dias não se podia ingerir carne, então se dava um adeus à carne por quarenta dias e vinha assim um tempo de repensar e de não querer mais ingerir a carne, então se fazia penitência para reparar aqueles atos pecaminosos e a cinza era esta lembrança de que não adianta nada, pois somos pó e ao pó retornaremos, tanto que esta “jaculatória” (frase) é a que o presbítero (padre) dizia ao colocar as cinzas na fronte dos fiéis. Digo dizia pois hoje a “jaculatória” é: “convertei-vos e crede no Evangelho”, porém as duas podem ser ditas, sempre com a conivência do fiel que a recebe com seu “amém” na lembrança de que tem que haver uma mudança real de vida. Uma conversão pressupõe que a pessoa vá até o centro de sua vida e se converta... Vire do avesso!
As frases (jaculatórias que o padre ou o presidente da celebração fala na imposição das cinzas está baseada em Marcos 1,15 e Gênesis 3, 19... Isto para lembrar que têm base na Palavra do Senhor.

A Quarta feira de cinzas vem nos fazer pensar sobre como e o que mudar em nossa vida... O que fazer para o mundo ser melhor e mais repleto de bênçãos. Como fazer acontecer o Reino de Deus.
As cinzas representam, desde a idade Média (aquele tempo dos gladiadores e coliseus), a morte e a penitência.

Se formos ao livro de Ester veremos lá que quem queria fazer penitência se cobria de cinzas (Ester 4,1)... Jó se arrependeu e vestiu-se de saco e cobriu-se de cinzas (Jó 42,6) O próprio Jesus vai citar o Antigo Testamento quando fala de Betsaida e Corozaim, cidades pecadoras, e fala que só se salvaram em Tiro e Sidônia (outras cidades) quem revestiu-se de saco e cobriu-se de cinzas.

No século VIII os que estavam para morrer eram colocados sobre sacos cobertos de cinzas.
Tudo isso para nos lembrar o sentido lindo que tem receber as cinzas na quarta feira depois do carnaval.
Você sabe de onde vêm as cinzas?
Um dia brinquei com a Tânia dizendo que eram cinzas de ossos que buscávamos no cemitério e ela acreditou... MAS NÃO É! Fique tranqüilo (a)! As cinzas são as folhas e ramos usados no Domingo de Ramos que não são jogadas fora, mas sim queimadas. Daí um lembrete a você que tem palmas e ramos do Domingo de Ramos do ano anterior que leve à sua paróquia para que o padre as queime. Não as jogue fora!

Estas palmas (por minha interpretação) são as lembranças de que um dia louvamos a Deus como nosso Senhor e o acolhemos em nossas casas e corações, mas depois, por nossos erros e pecados, acabamos por ofender nossa alma e afastar Deus de nós... Um dia o louvamos e noutro o condenamos como aqueles que escolheram Barrabás ao invés de Jesus e as mesmas palmas usadas para seu louvor hoje nos serve para que peçamos perdão de nossos erros.

Pensemos nisso tudo e aprendamos que podemos voltar... Aproveitemos a Quaresma e nos esforcemos ao máximo por sermos dignos da cruz de Nosso Senhor.

A Cristo, por Maria e José:

Pe. Delair Cuerva.

** ASFA*** Associação Sagrada Família.

Um comentário:

Brigida disse...

O Tempo de Quaresma é mesmo maravilhoso!
Tempo de graças de Deus,de ver o quanto somos pecadores e miseráveis!
Muito obrigada Senhor por tudo!